sábado, 12 de março de 2011

Cultivando a presença do Espírito Santo

           A presença so Espírito Santo deve ser cultivada em nossas vidas. Paulo diz: Enchei-vos continuamente do Espírito...(Ef 5:18) e ainda: Não entristeçais o Espírito(Ef 4:30) , e mais : Não apagueis o Espírito (1Ts 5:19) . Voçê pode notar que essas expressões são advertências contra um processo que pode acontecer na vida de um cristão, se ele não vigiar. Primeiro ele deixa de encher-se . Dentristece e, finalmente, extingue o Espírito. Ora, se isso vir a acontecer, ele estará perdido, pois o Espírito é o selo  e penhor da nossa salvação.

      1) ENCHENDO-NOS CONTINUAMENTEA ordem para encher-nos do Espírito deve ser através de uma vida devocional abundante, do exercício contínuo dos dons nobrenaturais que Ele opera em nossa vidas, especialmente o orar em línguas (Jd 1:20), e da prática de uma intensa adoração (Gl5:18,19). Não é algo que ocorre altomaticamente, mais que depende de uma iniciativa nossa. Por isso a ordem enfática de Paulo.
   2) O PECADO INCOMODA O ESPÌRITO- O Espírito é Santo. Ele não tolera o pecado ese entristece muito com ele. Sua natureza não pode comungar com a iniqüidade. Umas das figuras que a bíblia usa para  reprensenta-lo é a de uma pomba (Mt 13:16), símbolo da pureza. Por isso,quando o crente peca, ele sente uma tristeza interior que é reflexo da própra tristeza do Espírito que nele esta. Assim o Senhor tenta provocar-lhe um genuíno arrependimento, afin de que deixe o pecado e volte a uma vida santa.

  3) A PERMANÊNCIA NO PECADO AFASTA O ESPÍRITO- Quando o cristão se endurece aos alertas do Espírito quanto ao pecado e insiste no erro, começa o processo de diminuir a ação do fogo purificador de Deus em sua vida, até chegar ao pnto de apaga-ló. O judador vai se entristecendo e se calando ate que nçao suporte mais a presença do pecado e bandone aquela pessoa. É claro que isso não acontece do dia pra noite, por que nçao é o fato de pecarmos que nos leva a perder imediatemente a sua presença. Entretento, se nos mantivermos duros. Ele nos Deixará (Gn 6:3) e, acontecendo isso, estaremos novamente perdidos , ainda que permaneçamos numa igreja e tenhamos uma vida de parência e práticas religiosas.  (Danilo Figueira livro-Liderança para A última colheita-Rudimentos)


Um comentário:

  1. seguindo
    segue meu blog tb
    deus abençoe
    http://nuncamaiseuvou.blogspot.com/

    ResponderExcluir